Pastoral Familiar

Pastoral Familiar
Família é a nossa maior riqueza

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

COMO RECEBER INDULGÊNCIAS DURANTE O ANO DA FÉ?


 

O site Gaudium Press (18 de janeiro de 2013) publicou uma notícia informando que de Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, em uma entrevista ao “L’Osservatore Romano”, recordou as diversas formas para lucrar indulgências durante este Ano da Fé.
Dom Rino explicou que “Poderão receber a indulgência plenária, aplicável também em sufrágio às almas defuntas, todos os fiéis verdadeiramente arrependidos, devidamente confessados, que tenham comungado sacramentalmente e que rezem segundo as intenções do Sumo Pontífice, em quatro formas”
Acrescentando-se que “Antes de mais nada, participando de pelos menos três momentos de pregação durante as missões populares, ou de três lições sobre as atas do Concílio Vaticano II e sobre os artigos do Catecismo da Igreja Católica, em qualquer Igreja ou lugar idôneo”.
Outra forma de receber indulgências a através de peregrinações a uma basílica, catacumba, catedral ou lugar sagrado (normalmente basílicas menores e santuários dedicados à Nossa Senhora, aos apóstolos e aos santos padroeiros), rezando-se nestes lugares um Pai-Nosso, o Credo (profissão de fé, e invocações à Nossa Senhora e aos Santos Apóstolos ou padroeiros.
Há uma terceira modalidade, nos dias que determine o ordinário do lugar (por exemplo na Solenidade do Senhor, da Beata Virgem Maria, nas Festas dos Santos Apóstolos, na Catedral de São Pedro), pode-se participar em uma solene celebração ou na Liturgia das Horas, acrescentando-se a profissão da Fé.
Além destas maneiras, também é possível obter a indulgência renovando as promessas batismais em um dia escolhido livremente para visitar o local onde se recebeu o sacramento. (Com informações do Vatican Insider.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário